domingo, 11 de março de 2018

Sites de empregos e estágios

PROFISSIONAIS OU ESTAGIÁRIOS

Resultado de imagem para estagios e empregosAcreditamos que o conteúdo desta postagem é de interesse de todos, desde aqueles que atualmente possuem ocupação e que almejam uma mudança de local de trabalho aos que neste momento procuram um novo emprego ou estágio. Sabemos que varia muito de um para outro a conquista de uma oportunidade de emprego no atual e exigente mercado, sendo que alguns tem ligeira facilidade na obtenção de emprego, outros tem imensas dificuldades e passam meses ou até anos para alcançar a oportunidade que tanto procuram.
 
Usaremos este espaço para mostrar o caminho a ser seguido por quem está em uma das situações acima mencionadas. Tenha paciência e leia com atenção o que está escrito nas linhas abaixo, pois é de grande valia para àqueles que procuram o seu primeiro emprego/estágio ou uma nova oportunidade de trabalho.

No início da minha carreira profissional, realizei estágio em um escritório renomado da Zona Oeste de São Paulo, ao qual atuava em diversos ramos do Direito. Na época, ao longo de seis meses cadastrado em sites gratuitos de empregos obtive consecutivos insucessos, tendo um retrospecto altamente negativo, pois neste período não consegui nenhuma entrevista que me possibilita-se uma simples oportunidade de exposição do meu perfil. Diante de tudo isso, decidi usar 7 (sete) dias grátis um site de empregos mantido por mensalidades de seus afiliados (pago). De certo, confesso que imaginava que estes sites pagos de empregos fossem "esquemas" para se tirar dinheiro do trabalhador no momento em que ele mais precisava ou necessitava (economicamente), ou seja, quando desempregado. Contudo, não foi assim que aconteceu, pois em menos de sete dias gratuitos disponibilizados pelo site tive mais de quinze ligações de escritórios com pedidos de agendamento de entrevistas, onde destas realizei apenas oito, as demais não aceitei fazer devido a não proximidade do local de estágio com a faculdade e/ou minha casa. Alguns dias após a ocorrência de uma dessas entrevistas, recebi a ligação informando para providenciar os documentos necessários porque estava contratado pelo respectivo escritório que havia feito entrevista dias antes. Foi exatamente este escritório que realizei estágio no início da minha carreira. 

Antes de tudo, saiba que é necessário o seu empenho e a sua dedicação em apenas algumas horas frente ao computador com acesso a internet para que possa se cadastrar aos sites e se candidatar as vagas disponíveis em seu perfil. Se tiver com condições financeiras de entrar em sites pagos (indicação do blog), faça isso, pois realmente eles funcionam (veja as dicas do "campo 3" ao final da postagem). Mas, se no momento não tiver condições para custear despesas com mensalidades destes sites pagos, seguem abaixo algumas dicas e uma lista com inúmeros sites de empregos que disponibilizam gratuitamente os seus serviços de cadastro de currículo:



www.vagas.com.br *recomendo +



www.curriculum.com.br (este site tem um serviço opcional de uma mensalidade de R$ 19,90 para destacar o seu currículo dos demais usuários, e consequentemente ter mais chances de ser chamado)



www.estagiarios.com *recomendo +

www.trabalhando.com  filiado ao Universia Empregos (mesmo cadastro)




www.infojobs.com.br *recomendo +

www.nube.com.br *recomendo +

www.estagioemdireito.blogspot.com.br(não conheço o proprietário), este blog destina-se somente aos alunos do curso de Direito e disponibiliza e-mails direto de entrevistadores (fontes), porém, não é atualizado) - está há alguns anos sem atualizações!.

* recomendo +:quer dizer que o site é profissional e organiza diariamente novas vagas de estágios e empregos.

DICAS, OBSERVAÇÕES E INFORMAÇÕES:

1) EFICÁCIA DOS SITES GRATUITOS: Apesar de recomendar os sites acima, não fui chamado para entrevistas em nenhum deles. A recomendação se deve pela possibilidade de candidatura às diversas vagas de estágios ou empregos disponibilizadas pelos respectivos sites. Como já disse anteriormente, mesmo me candidatando em todas as vagas disponíveis nos sites acima mencionados não consegui sequer um telefonema sobre estágios. No entanto, com você pode ser diferente, tente!

2) MODELOS DE CURRÍCULO: Se preferir utilize algum dos modelos de currículo disponíveis neste blog. Se tiver alguma dúvida, registre-a em um comentário e deixe o seu e-mail que responderei assim que possível.

3) SITES DE EMPREGOS ONEROSOS (NÃO GRATUITOS): O site ao qual me cadastrei foi o da Catho (www.catho.com.br), e a mensalidade custa R$ 34,90. Mas existem outros sites que disponibilizam o mesmo serviço, ou seja, concorrentes deste e que também são muito bons e confiáveis, dentre eles: www.empregocerto.com.br, www.manager.com.br, www.empregos.com.br (pesquise ou obtenha informações nos sites sobre benefícios e outros planos). Na Catho, por exemplo, existem planos que possibilitam ao usuário mesmo após o cancelamento da assinatura reutilizar ou retomar o tempo restante do período contratado. Com relação a eficácia desta modalidade de site (pagos), para que ela realmente seja efetiva é necessário que o esforço do candidato em realizar o MÁXIMO possível de inscrições ou candidaturas as vagas do perfil escolhido e até mesmo de outros que não se enquadra. Neste sentido, o recrutador em algum momento pode escolher o seu currículo dentre os recebidos no site devido o seu perfil preencher algum quesito importante para a vaga, quesito esse que as vezes não trata-se da experiência na atividade da vaga oferecida, mesmo que no site informem que tal experiência seja exigida. Desta forma, envie o seu currículo independentemente de experiência anterior na vaga informada.

4) DICA AOS PROFISSIONAIS: Se puder utilize os sete dias gratuitos que estes sites concedem, neste período (se possível logo no primeiro dia) envie o máximo de currículos que puder para as vagas que se adaptam ao seu perfil e também para as vagas que não se encaixam, pois nesta mesma empresa podem surgir novas vagas de emprego adequadas ao seu perfil ou o selecionador (devido a urgência da contratação) possa escolher o seu currículo mesmo com o perfil menos "adequado" para a vaga.

5) DICA AOS ESTAGIÁRIOS: Nos sites pagos é notório o grande número de vagas para 1º, 2º e 3º ano dos cursos superiores, e dependendo da quantidade de currículos que enviar (envie máximo possível no primeiro dia) você terá em poucos dias ligações para marcação de entrevistas, me desculpem a redundância, mas não se limite apenas a enviar para as vagas que se adéquam ao seu perfil, ou seja, se você por exemplo for aluno do 2º ano = mande para os 3ºe 4º anos também, pois ocorre que nestes escritórios possam precisar ou decidam contratar um estagiário de anos inferiores, ou também, eles acreditem que você tem potencial para suprir a respectiva vaga. É assim que eles pensam e é assim que deve agir!!!

6) SEJA CORDIAL: Se preferir antes, depois ou durante o seu processo de conquista de estágio ou emprego, transmita ou mencione para os seus amigos às informações que obteve aqui em nosso blogue e obviamente às que irá conquistar. “Temos o dever de ajudar uns aos outros”...

7) CANCELAMENTO DA ASSINATURA: No entanto, nestes sites pagos você pode cancelar a sua assinatura há qualquer momento, e não pode deixar ultrapassar o limite de dias gratuitos concedidos pelo site, caso contrário, irá ativar a assinatura do pacote escolhido na contratação dos sete dias grátis.

8) NOSSOS VOTOS: Desejamos boa sorte, felicidades e muito sucesso na sua carreira profissional. “Lute sempre pelos seus objetivos e jamais desista dos seus sonhos”...

Desta forma, esperamos contribuir para que você consiga a oportunidade que tanto procura. Para continuar a melhorar e aprimorar o blog, peço para que enviem informações, sugestões, reclamações ou elogios para o nosso e-mail: iniciojuridico@hotmail.com ou se preferir através de comentários nas postagens do blog. Obrigado!


Matérias relacionadas:

Oferta de Estágios e Empregos: Clique aqui.

2 comentários:

  1. Obrigada colega, o Brasil precisa de pessoas como você.

    ResponderExcluir
  2. Prezada leitora e internauta Márcia,
    agradecemos pela sinceridade em suas palavras.

    Desejamos boa sorte e sucesso profissional em sua carreira.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário!